Intelly News

Dicas e informações sobre tecnologia e ciência

  • Últimas Notícias

    segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

    ★ Mac OS X rodando em Nokia N900


    Que o Mac OS X é um sistema invejavel e desejado em qualquer plataforma, todo nós já sabemos, porem, que tal, rodar o MAC OS X 10.3 Panther em um Nokia N900?

    É, pessoal: agora sim o Mac OS X finalmente roda em celulares — ou quase isso… Com a ajuda do software PearPC (emulador da plataforma PowerPC) o finlandês Toni Nikkanen foi capaz de colocar a versão 10.3 Panther do sistema da Apple para rodar no smartphone N900, da Nokia. Você pode conferir um pouco do funcionamento dele no aparelho assistindo ao vídeo a seguir:

    http://www.youtube.com/watch?v=cFjl3Ob3VpU&feature=player_embedded

    Obviamente, é possível notar que o sistema não roda nada bem no aparelho — se você reparar no relógio do N900 e nos cortes do vídeo, ele precisou de quase duas horas para carregar o Mac OS X e abrir a tela “Sobre este Mac”, no menu Apple. Embora o N900 seja um smartphone bem veloz, ele não foi capaz de oferecer hardware suficiente para rodá-lo, tanto em termos de processamento quanto de aceleração gráfica.

    De qualquer forma, é interessante ver como os aparelhos que podem ser discretamente acomodados em nossos bolsos se tornaram tão poderosos a ponto de possibilitar essas coisas — ainda que de forma bastante improvisada… Imagine, por exemplo, quais possibilidades estarão ao nosso alcance no futuro, quando um iPhone puder ser equipado com o hardware de um iPad (ou de um gadget ainda mais poderoso).

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Dicas Android

    Dicas Windows

    Dicas e Tutoriais