Intelly News

Dicas e informações sobre tecnologia e ciência

  • Últimas Notícias

    terça-feira, 6 de abril de 2010

    ★ Como ressuscitar um DVD riscado?



    Depois de muito procurar em bagunçadas gavetas, você acha aquela mídia perdida há séculos. Fim do problema? Não! O DVD está todo riscado e seu drive não consegue ler os dados. Se você já passou por isso, anime-se, há solução. E ela está em cima da pia do banheiro.

    Não é lenda. Testei eu mesmo e funciona: polir uma mídia riscada com pasta de dente realmente dá uma sobrevida a um DVD velhão. Isso acontece porque as substâncias abrasivas do creme dental removem parte de uma película plástica que protege a mídia e assim pode facilitar a leitura dos dados.

    Para fazer essa gambiarra, é necessário de um pouco de pasta de dente branca (tipo Colgate ou Sorriso), um pano fino que não solte fiapos e MUITA LEVEZA nos seus gestos. O polimento da mídia NÃO deve ser circular. Não use força e movimente a mão sempre do centro para a borda do disco. Depois disso, lave a mídia com água, enxugue sem esfregar, e deixe secar longe do sol.

    Os resultados variam muito dependendo do tamanho dos estragos no DVD. Geralmente, discos que sofreram acidentes (como serem pisoteados) não conseguem sobreviver. Mas geralmente, dá certo. O importante é tomar cuidado triplicado com a mídia depois do polimento, uma vez que sua película protetora é removida. E novos riscos podem causar danos irreversíveis.

    Na minha experiência, um DVD riscado não me deixava terminar de copiar um arquivo grande. Depois do polimento, ele funcionou. Com o Eric Costa, colaborador da INFO, que escreveu sobre esse mesmo tema na edição 289, um disco com problemas de leitura em onze arquivos teve oito arquivos recuperados após a gambiarra.

    BÔNUS TRACK #1
    Na matéria do Eric há outra dica legal para recuperar arquivos de mídias danificadas, é o programa Unstoppable Copier. Ele tenta ler várias vezes cada arquivo, no caso de erro, além de gerar relatórios detalhados do que não foi possível copiar.

    BÔNUS TRACK #2
    Há um vídeo no YouTube em que recomendam uma gororoba inusitada para remover os arranhões dos DVDs. Trata-se de polir a mídia com uma camada pasta de dente, uma camada de manteiga de amedoim e depois deixar o disco boiando em uma mistura de Coca-cola. Não tive coragem de testar isso. Mas, se você estiver desesperado...

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Dicas Android

    Dicas Windows

    Dicas e Tutoriais