Intelly News

Dicas e informações sobre tecnologia e ciência

  • Últimas Notícias

    quinta-feira, 21 de outubro de 2010

    ★ O iPad encontrou o MacBook Air e uma nova geração de notebooks surgiu

    Evento da Apple abalou as estruturas da tecnologia e trouxe o notebook mais fino do mundo.

    A cidade de Cupertino vai ficar na memória dos amantes da empresa da Maçã por um bom tempo. Aconteceu nesta quarta-feira o “Back to the Mac”, evento da Apple que trouxe muitas novidades para o mundo da tecnologia. Em meio ao novo OS X 10.7 e suas novas funcionalidades, surgiu um velho conhecido dos usuários, o MacBook Air. A novidade é que o notebook encontrou-se com o iPad, o que deu origem ao laptop mais fino visto até hoje!

    Fino quanto?
    O novo MacBook Air tem apenas 17 mm no ponto mais espesso, e apenas 3 mm no lado mais fino. Dois modelos diferentes foram apresentados. O primeiro deles conta com uma tela de 13,3”, com resolução de 1440×900 pixels (proporção de 16:9).

    Já o segundo modelo é um pouco menos, com tela de 11,6” e resolução de 1366x768 (proporção 16:9). Além da tela, a principal diferença entre os modelos está no processador, que no MacBook Air de 11,6” será um pouco mais fraco. Outra diferença é que o notebook menor não terá o slot para cartões.Vale lembrar que os novos modelos do MacBook Air contarão com placas de vídeo NVIDIA GeForce 320M.

    Placa Mãe e Bateria
    O visual da parte interna do novo MacBook Air impressiona. Ao contrário do que acontece na maioria dos notebooks, na nova máquina da Apple boa parte do espaço interno é ocupado pela bateria.


    A placa-mãe está tão compacta que o usuário precisa prestar mais atenção ao que está vendo para perceber que ela está ali. O interessante é perceber que, mesmo menor, a motherboard continua abrigando todos os componentes sem problema. Falando em bateria, o desempenho da fonte de energia do novo MacBook Air é, no mínimo, interessante. Em standby, o notebook da Apple tem autonomia de até 30 dias! Usando o Wireless e realizando tarefas comuns, o MacBook Air aguenta até 7 horas sem energia elétrica. Os testes feitos para chegar ao tempo de duração da bateria foram diferentes para o novo MacBook Air. Segunda a Apple, a ideia era simular a real utilização do novo notebook, por isso a avaliação foi um pouco mais pesada do que a de costume.

    Flash para armazenamento
    Uma das características dos novos modelos do MacBook Air que permitiu aumentar consideravelmente a autonomia da bateria está na utilização de memória flash para o armazenamento das informações no computador. Além de tornar o acesso aos dados mais rápido, as memórias desse tipo consomem menos energia, o que reduz, e muito, o consumo da bateria. É interessante perceber que vários recursos do iPad realmente fazem parte dos novos modelos do MacBook Air.

    O Multitouch perfeito para notebooks
    Engana-se que pensa que o MacBook da Apple não possui recurso multitouch. O MacBook Air traz um amplo espaço para o touchpad. A diferença está no fato de não haver nenhum botão para o usuário utilizar. Todas as ações - clique, seleção, scroll - são feitas através do toque. Confira na imagem abaixo alguns movimentos e suas respectivas ações


    O fim do drive ótico?

    Os novos MacBooks não possuem entrada para CD e DVD, e não utilizar drivers óticos parece ser uma tendência na Apple. No entanto, CDs e DVDs têm sido a principal forma de reinstalar o sistema operacional. Para solucionar este problema, os novos Air vêm com um pendrive que contem o Mac OS X e o iLife. Dessa forma, o usuário pode restaurar seu sistema sem problemas.


    Características e valores dos modelos

    Valores
    Os preços dos novos modelos do MacBook Air assustam um pouco, mas,segundo Steve Jobs, é o início de uma nova tendência entre os notebooks. O uso de memória flash e da placa-mãe mais compacta justifica um pouco os preços mais agressivos.


    Vídeos
    O novo comercial do MacBook Air já está no canal oficial do YouTube, enfatizando que os novos modelos são ainda mais finos e afirmando que esta é a nova geração de MacBooks.


    A Apple também publicou um vídeo de cinco minutos, mostrando inúmeros detalhes da idealização e fabricação dos novos Air. Os executivos da Apple falam sobre como os novos MacBooks foram desenvolvidos para atender aos pedidos dos usuários, com um aparelho mais leve e bateria de longa duração.

    As imagens nos mostram como é simples usar a função multitouch e o quão fino e leve o MacBook Air realmente é. O design foi um grande desafio não só pelo tamanho, mas também pela qualidade do equipamento. O vídeo exibe imagens da produção de um Air e de como várias partes foram reunidas em uma só para montar uma estrutura incrível. Segundo Jony Ive, vice-presidente sênior do design da Apple, este é “um dos produtos mais bonitos” já produzidos pela empresa.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Dicas Android

    Dicas Windows

    Dicas e Tutoriais