Intelly News

Dicas e informações sobre tecnologia e ciência

  • Últimas Notícias

    terça-feira, 16 de novembro de 2010

    ★ Como mover o cache do Chrome e Firefox para aumentar a velocidade da navegação

    Aprenda a criar um disco virtual que armazenará o cache dos navegadores e deixará sua velocidade de nevegação até 20% mais rápido.

    Você pode usar a memória RAM do PC para armazenar o cache dos navegadores!

    Você já ouviu falar em RAM drive? Estes são discos virtuais que utilizam parte da memória RAM de uma máquina para armazenar dados. A princípio você pode pensar “mas para que um disco virtual se eu já tenho o disco rígido?”, porém, o que talvez você não saiba é que além de servir para uma emergência, os RAM drives transmitem dados com maior velocidade do que os HDs.
    Pois bem, mudando um pouco de assunto, vale lembrar para que serve o cache de um navegador. Este recurso é onde ficam armazenadas imagens e outras informações presentes nos arquivos de uma página que você visitou. Desta forma, da próxima vez que acessar, o navegador buscará as informações diretamente no disco rígido e não na web, tornando o processo mais rápido. Se agora você se pergunta o que uma coisa tem a ver com a outra, é porque ainda não pegou o espírito da coisa: a ideia é mudar o cache dos navegadores (neste caso do Chrome e do Firefox) para um RAM drive, permitindo que os dados ali armazenados sejam transmitidos mais rapidamente, agilizando ainda mais o carregamento das páginas.
    Pré Requisitos
    Para realizar esta operação, nós selecionamos o programa Dataram RAMDisk, um aplicativo pequeno, leve e bem fácil de ser configurado. Clique Aqui
    Faça você mesmo
    Mãos à obra! Ao executar pela primeira vez o RAMDisk, você visualiza uma janela de configuração. No campo “Disk size” inclua como tamanho do disco o valor de 500 MB, o suficiente para os nossos propósitos. Marque ainda a opção “FAT32 Partition” para criar uma partição neste formato. Clique em “Start RAMDisk” para iniciar o disco virtual.
    Na aba “Load and Save” habilite as opções “Load Disk Image at Startup” e “Save Disk Image on Shutdown”. Se desejar, você pode alterar os nomes padrões destas opções, mas isto não é realmente necessário. Não é preciso habilitar nenhuma outra opção e caso surja alguma janela de aviso apenas confirme clicando no botão “OK”.
    Agora vá a Menu Iniciar > Computador e abra o disco virtual, que provavelmente se chama “Disco Local”.
    No disco crie a pasta a pasta “CacheNavegador”. O caminho para esta pasta será E:\CacheNavegador. Não se esqueça de verificar se no seu computador a letra “E” é a que representa o RAM drive.
    Agora que tudo está configurado é hora de aplicar as alterações nos
    navegadores:
    Mozilla Firefox
    No campo de endereços do Firefox execute o comando about:config. Se aparecer algum aviso, confirme que você será cuidadoso e então acesse uma página semelhante a esta.
    Clique com o botão direito do mouse sobre um espaço em branco da tela, vá a Nova preferência > String. Na janela que se abriu você deve colar o código browser.cache.disk.parent_directory e pressionar “OK”.
    Ao pressionar “OK” uma nova janela, semelhante a anterior, surge na tela e nela você deve inserir o endereço da pasta criada no disco virtual. No caso deste tutorial, o caminho é E:\CacheNavegador.
    Feche todas as janelas e abas do Firefox, reinicie o programa e pronto, ele já passará a usar o novo local para armazenar o cache.
    Google Chrome
    Antes de começar a fazer as alterações encerre todas as sessões do navegador. Agora clique com o botão direito do mouse sobre o atalho do Google Chrome e vá a “Propriedades”. Na janela que se abriu, adicione o código -disk-cache-dir="E:\CacheNavegador" (confirme a letra referente do disco virtual) ao final do campo “Destino”.
    Clique em “OK” e pronto. Agora é só navegar tranquilamente e os arquivos serão armazenados no novo local.

    4 comentários:

    1. mto bom kra testei aki 100%

      ResponderExcluir
    2. da certo no vista isso dae?

      ResponderExcluir
    3. tanto no Vista quanto no Seven, abraços

      ResponderExcluir
    4. Bom dia Beton!

      Em notebook 7:64, após instalação e reinicialização da máquina ele somente. . .

      ResponderExcluir

    Dicas Android

    Dicas Windows

    Dicas e Tutoriais