Intelly News

Dicas e informações sobre tecnologia e ciência

  • Últimas Notícias

    quinta-feira, 2 de novembro de 2017

    ★ Inteligência artificial ajudará a combater o suicídio

    Máquinas aprenderam a reconhecer pessoas com tendência suicida em 91% dos casos


    suicídio é a quarta maior causa de morte em jovens entre 15 a 29 anos no Brasil. Nos Estados Unidos é a segunda. Os números preocupam e levam à busca de alternativas para tentar evitar que pessoas retirem a própria vida. A inteligência artificial é a aposta da vez. Um estudo publicado na Nature Human Behavior mostra que a máquina já consegue identificar pessoas com tendências suicidas em 91% dos casos.

    Para isso, reuniram, um grupo de 34 jovens adultos, sendo metade identificados com propensão ao suicídio, e metade um grupo de controle. Monitorados por um equipamento de imagem por ressonância magnética funcional (fMRI), foram expostos a dez palavras divididas em três grupos: as de suicídio, como "morte" e  "aborrecido"; as de efeito positivo, como "gentileza" e "inocênci"a; e de efeitos negativos, como "maldoso" e "culpado".

    Os pesquisadores então combinaram as imagens do fMRI com as áreas do cérebro ligadas a sentimentos como vergonha e raiva. Assim definiram cinco partes do cérebro que serviriam como marcadores para diferenciar os suicidas do grupo de controle, e definiram as palavras “morte”, “crueldade”, “problema”, “despreocupado”, “bom” e “elogio” como as que mais causaram reações. Bastou então jogar essas informações na máquina e deixá-la fazer seu trabalho.   
    A inteligência artificial conseguiu identificar 15 dos 17 pacientes suicidas e 16 do grupo de controle. Depois os suicidas foram divididos entre os que já tentaram suicídio e os que tinham tendências. O computador acertou quem é quem em 16 dos 17 pacientes.
    Essa não é a única iniciativa do tipo. Ainda no início do ano, pesquisadores da Universidade Estadual da Flórida, forneceram os dados médicos de 2 milhões de pacientes para a inteligência artificial, que foi treinada para aprender quais combinações de fatores, como os remédios que toma e número de veze que vai ao médico, podem indicar uma possível tentativa de suicídio. Os algoritmos acertaram em mais de 80% dos casos.
    Até o Facebook entrou nessa, principalmente depois que pessoas começaram a transmitir seu próprio suicídio em transmissões ao vivo pela rede social. A rede social anunciou que está treinando suas máquinas para reconhecer padrões de texto que indiquem que aquele usuário pode cometer um suicídio. A eficácia, porém, ainda não foi comprovada.
    A iniciativa é importante, já que psiquiatras têm dificuldade de identificar quem realmente pode tirar a própria vida. Aproximadamente 80% dos pacientes que cometem suicídio negam essa intenção em seu último contato com seus médicos.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Dicas Android

    Dicas Windows

    Dicas e Tutoriais