Intelly News

Dicas e informações sobre tecnologia e ciência

  • Últimas Notícias

    segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

    ★ Conheça o Intel NUC, novo miniPC com gráficos da AMD para realidade virtual

    Novo NUC tem design compacto e performance para agradar a gamers exigentes

    O Intel NUC, minicomputador da Intel, ganhou um versão com especificações avançadas durante a CES 2018. O computador compacto recebeu os novos processadores da marca aliados às GPUs da AMD – o que torna o modelo um dos mais poderosos entre o catálogo da fabricante.  Além disso, o dispositivo é um dos menores PCs do mundo que podem ser usados para jogos exigentes e para a realidade virtual. A ficha técnica atual substitui com folga a versão anterior do Intel NUC, que usava processadores de sexta geração e as placas de vídeo Iris Graphics da Intel – características bem mais modestas.

    Processadores: CPU Intel e GPU AMD A Intel dispõe de duas opções de configurações para o novo NUC, ambas com processadores de oitava geração pareados com uma Radeon Vega da AMD. O primeiro modelo é o NUC8i7HVK, que tem processador i7 de quatro núcleos, com velocidade de até 4,2 GHz, e uma GPU Radeon RX Vega M GH com 24 unidades computacionais, componentes principais de processamento gráfico das placas AMD (a nível de curiosidade, a placa de vídeo de um PS4 tem 18).  A Radeon também chama a atenção porque tem especificações técnicas para competir em igualdade de condições com uma Geforce GTX 1060, da Nvidia. Com 1.536 núcleos de processamento, a GPU Radeon atinge velocidades entre 1.063 MHz até 1.190 MHz e possui memória RAM de 4 GB em HBM2, que rende uma via de comunicação entre processador de vídeo e memória dedicada de até 204,8 GB/s.


    Já a outra versão foi batizada pela Intel de NUC8i7HNK e difere da anterior, principalmente, no processador. O i7 em questão, também quad-core, tem velocidades de 3,1GHz a 4,1 GHz, mas as características mudam de forma mais marcante na GPU. O modelo utiliza uma Radeon RX Vega M GL, mais fraca que a opção anterior, com 20 unidades computacionais e velocidades que giram entre 931 MHz e 1.011 MHz.  Esses números posicionam o novo NUC (versão que utiliza a Vega M GH) entre PCs de desempenho intermediário, com placas como a GTX 1060, da Nvidia. O computador deve se mostrar eficiente em games, com boa margem de conforto para encarar títulos recentes em resoluções mais altas, como o 2K, além do suporte à realidade virtual destacado pela Intel.



    Enquanto a placa gráfica da AMD utiliza uma memória dedicada de 4 GB em HBM2, o restante do sistema é atendido por um espaço de até 32 GB de DDR4. Em geral, o NUC é vendido sem memória RAM e discos para dados, cabendo ao usuário suprir esses componentes.  Em termos de espaço para dados, o computador pode aceitar SSDs NVMe (PCIe x4) ou M.2 SATA (chave M). Há também slot para cartões de memória. Já em relação às portas e interfaces, o NUC tem duas USB convencionais, duas USB-C compatíveis com Thunderbolt 3 (o que significa saída de vídeo em DVI), saída para fone de ouvido e duas portas HDMI, que possibilitam o controle simultâneo de até seis monitores ao mesmo tempo.  A Intel não revelou os preços das duas versões do novo NUC, mas o computador deve chegar ao mercado norte-americano ainda no primeiro semestre. Por enquanto, não há previsão de lançamento dos produtos no Brasil.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Dicas Android

    Dicas Windows

    Dicas e Tutoriais