Intelly News

Dicas e informações sobre tecnologia e ciência

  • Últimas Notícias

    segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

    ★ A internet é controlada por 7 chaves secretas


    Você tinha ideia de que toda a Internet é controlada por sete chaves físicas reais? Por incrível que pareça, desde 2010, quatro vezes por ano acontece um ritual conhecido como “A cerimônia da chave”. Nesta prática, 14 pessoas são convocadas, sendo que apenas 7 delas possuem as chaves e as informações sobre o que controla a internet.    

    Essas pessoas são integrantes da organização Corporação da Internet para Nomes e Números (ICANN). Essa instituição é responsável por conceder endereços numéricos na Internet a sites e computadores. Ou seja, eles traduzem os endereços da web para que as pessoas possam acessá-los.     Dessa forma, se alguém conseguir monitorar o banco de dados da ICANN, está consequentemente controlando a internet. Por outro lado, se acontecesse algum tipo de desastre, seria preciso reconstruir o banco de dados da ICANN.    

    Por isso, a ICANN apresentou uma maneira de realizar este serviço sem confiar demais em qualquer pessoa. Sete pessoas foram selecionadas para terem as chaves, e depois, mais sete foram escolhidas para ter as chaves de backup.  O que essas chaves fazem? Bom, elas desbloqueiam caixas de depósito escondidas em todo o mundo que possuem cartões inteligentes. Esses 7 cartões inteligentes compõem a “chave-mestre” – uma senha que dá acesso ao banco de dados da ICANN.Nos eventos que ocorrem quatro vezes por ano, os sete detentores de chaves se reúnem para criar uma nova chave mestre.    

    Durante a cerimônia, os envolvidos passam por uma série de portas trancadas usando códigos e scanners de mão. A sala não permite nenhum tipo de comunicação eletrônica. Depois disso, os integrantes vão direto a um restaurante e, depois, a uma festa.

    Veja o vídeo da cerimônia:


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Dicas Android

    Dicas Windows

    Dicas e Tutoriais