Intelly News

Dicas e informações sobre tecnologia e ciência

  • Últimas Notícias

    segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

    ★ 'Letra bomba' pode travar iPhone e Macs da Apple



    Uma letra específica do idioma telugo, falado no sul da Índia, é capaz de travar diversos dispositivos da Apple, incluindo o iPhone, o iPad e alguns programas no macOS, o sistema operacional dos computadores iMac e notebooks Macbook. No caso dos celulares, o problema pode causar um grande inconveniente caso apareça nas notificações do aparelho, o que pode colocar iPhone em um ciclo de reinicializações. 

    Embora o telefone ou o computador travem, não há indícios de qualquer dano maior.   O código ganhou popularidade como "pegadinha". Embora pareça ser uma única letra (confira a imagem), o caractere é na verdade uma composição de várias partes que ocupa 15 bytes (a regra para o alfabeto latino do português, por exemplo, é 1 byte por letra). Para apagar a letra, é preciso apertar "backspace" cinco vezes (cada acionamento apaga uma parte da letra). Isso significa que se trata de um caractere complexo.  Alguns apps param de funcionar caso uma mensagem com o código seja recebida.

    No macOS, o erro foi confirmado no Safari, que é o navegador oficial do sistema, e também em telas específicas. No Twitter, um usuário observou que o gerenciamento de rede do macOS pode travar caso uma rede sem Wi-Fi use a sequência como parte do seu nome.  De acordo com o site "Hot for Security", da BitDefender, o Twitter está bloqueando mensagens com a "pegadinha", já que o aplicativo do Twitter no iOS também pode travar.  
    A Apple já está trabalhando em uma solução. O iOS 11.3, que está em fase de testes (versão "beta") não possui mais o erro, mas a Apple pretende corrigir o problema em uma atualização ainda antes do lançamento da versão final do iOS 11.3, de acordo como site "The Verge".

    Problema Anterior
    O iMessage, aplicativo de comunicação da Apple, teve um problema muito parecido em 2015, quando usuários descobriram uma sequência com caracteres latinos, árabes e um ideograma chinês.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Dicas Android

    Dicas Windows

    Dicas e Tutoriais