Intelly News

Dicas e informações sobre tecnologia e ciência

  • Últimas Notícias

    domingo, 18 de novembro de 2018

    ★ Aplicativo brasileiro Carousel Camera grava vídeos “sem posição”




    O Snapchat pode ter caído na obliviedade rapidamente, mas ao menos uma marca indelével ele deixou no mundo: a popularização dos vídeos na vertical, posteriormente copiados adotados (e popularizados ainda mais) pelo Instagram e pelas ferramentas de Stories de todas as plataformas sociais que você puder imaginar. 
    O fenômeno causou problemas: agora, ninguém sabe qual a forma “certa” de se gravar um vídeo. Alguns dizem que o formato vertical é mais apropriado para a figura humana; outros afirmam que o tradicional widescreen reproduz com mais realismo a nossa visão.

    Mas e se houvesse uma forma de gravar vídeos onde não existisse uma posição certa?  Essa é a proposta do aplicativo brasileiro Carousel Camera.


    Projetado pelo desenvolvedor Rafael Costa e pela designer Victória Franco, da dot, o app tem uma proposta, digamos, diferentona: gravar vídeos com “posição agnóstica” — ou seja, com uma ajudinha do acelerômetro/giroscópio, você pode movimentar e girar o seu iPhone o quanto quiser e a imagem continuará “em pé”.


    Isso acontece porque o aplicativo utiliza um formato circular de vídeo que se adapta a qualquer orientação — se você quiser ver o quadro completo, basta tocar em um botão e o vídeo original será exibido na horizontal ou na vertical.  Naturalmente, por “cortar” uma parte da resolução para criar o formato circular, o Carousel Camera captura vídeos em uma resolução um pouco menor do que a nativa oferecida pelos aparelhos. iPhones com suporte a gravações em 4K geram arquivos em 1215p (2160×1215 pixels); os que são limitados a filmagens em 1080p, por sua vez, geram arquivos em 607,5p. É uma perda pequena de qualidade para proporcionar um recurso visual único.
    O Carousel Camera está disponível gratuitamente na App Store e conta com uma opção de compra dentro do app, de R$4, que habilita a exportação dos arquivos de vídeo em qualquer proporção para postagem e edição em serviços ou aplicativos externos. Vale a pena conferir!



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Dicas Android

    Dicas Windows

    Dicas e Tutoriais