Intelly News

Dicas e informações sobre tecnologia e ciência

  • Últimas Notícias

    domingo, 18 de abril de 2010

     STEVE JOBS: Eu sei o que eu faço

    Ele se isolou espiritualmente na Índia, onde usou LSD para alcançar iluminação;
    não se dá bem com Michael Dell; só come verduras e mariscos; brilhante, lindo,
    genial e com cara de macho. Steve Jobs é um daqueles que mudam o mundo. E mudou!

    steve-jobs-1984-macintoshHá situações em que a equipe se torna secundária e tudo está nas mãos de um único homem. Steve Jobs transformou a Apple no que é hoje, e faz com que a empresa se cague nas calças só em pensar que um dia ele vai morrer.

    Steven Paul Jobs é fundador de empresas como a Apple, Pixar e NeXT (empresa especializada no desenvolvimento de computadores avançados). Ao lado de seu parceiro tecnológico Steve Wozniak, Jobs fundou a Apple Computer em 1976 com o lançamento do Apple I e logo depois o Apple II. Conhecida por seus computadores “criativos”, a Apple iniciou em 1979 o desenvolvimento de um projeto que iria revolucionar tudo em matéria de hardware e software. Era o então projeto Macintosh, que ainda estava em suas cabeças e no papel. Este projeto sugeria o desenvolvimento de uma interface gráfica baseada na navegação por ícones, pastas e janelas (a chamada GUI) tudo isso acionado por um mouse – naqueles tempos os computadores só usavam o teclado – e uma prévia demonstração da tecnologia foi vista por Jobs numa polêmica visita ao PARC da Xerox Corporation, o que lhe rendeu algumas acusações de espionagem industrial, sem nenhuma prova concreta, fato que ainda não foi totalmente esclarecido e ao que tudo indica, o modelo do sistema da Xerox foi apenas uma inspiração que desencadeou a criação do primeiro Mac OS, o sistema operacional mais avançado do mundo, padrão nos Macintosh.

    stevejobs19751Em 1984, a Apple lançou o Machintosh, o primeiro computador pessoal com recursos de desenho e tipografia, além de uma interface gráfica pioneira e agradável aos olhos. Ele preconizou todos os futuros PCs dali em diante – por isso Jobs é considerado o “Pai do Macintosh”.

    Devido a sua personalidade “forte”, Steve Jobs foi obrigado a deixar a Apple em 1985, pelo conselho de administração da empresa. Em 1986, comprou a “The Graphics Group”, da Lucasfilm, nas mãos de George Lucas — que mais tarde seria renomeado para Pixar -, que anos mais tarde ficou famosa por uma nova linguagem de animação 3D para desenhos animados. Na década de 90, a Pixar, sob liderança de Steve Jobs, produziu o primeiro filme infantil animado na sua totalidade por computador, “Toy Story”. Hoje a Pixar é um dos maiores estúdios de filmes animados do mundo, ao lado da Disney. Com a venda da Pixar a Disney, Jobs se tornou acionista majoritário (DONO) da Disney.

    steve-jobs-holding-iphoneJobs também não é um daqueles que morre fácil, já se recuperou de um câncer no pâncreas, do tipo que só 5% das pessoas que tem sobrevivem. E do tipo que depois da cirurgia, o paciente só vive, geralmente, no máximo 5 anos.

    Depois de sua saída, a Apple entrou em declínio total, na verdade, a beira da falência, salvando-se apenas graças a Microsoft, que comprou 400 MI em ações da empresa, para ajuda-la a se reerguer (“num leva a mão não, mas o mercado é melhor com nós dois, porque assim eu posso lhe imitar”). Depois de anos em declínio total, Steve Jobs foi chamado de volta para ocupar seu devido lugar na Apple, reerguendo a empresa de forma absurda e grandiosa, pagando a divida de 400 MI com a Microsot (Que vendeu as ações de volta pelo mesmo valor), e transformando novamente a Apple na empresa mais criativa e visionária de todos os tempos.

    Jobs é adotado e abandonou a faculdade para poder fundar a Apple. E isso reforça suas qualidades como admistrador, uma vez que a faculdade estava atrapalhando sua vida, ele a abandonou, assim como muitos outros.

    Steve.Jobs.2005Steve Jobs é o pai do IPod, Iphone, ITunes e do Imac. Suas idéias revolucionaram o mercado e transformaram a Apple no que é hoje. Sua genialidade é reconhecida mundialmente e tudo que a Apple (ele) inventa hoje é copiado pela Microsoft. Jobs é, sem dúvida alguma, o mais brilhante em seu ramo. Revolucionou a forma como ouvimos música, gerenciamos nossas músicas, nossos arquivos, revolucionou a forma de se pensar em computadores e o que eles podem fazer. Ele foi o precursor da animação 3D. Ele viabilizou boa parte das tecnologias que nos cercam hoje e merece o devido respeito. Deus engraxa as botas desse cara, ele é “foda”.

    Assista ao trailer do Filme “ Os piratas do vale do silício“, que conta a história da Apple e da Microsoft. E veja também (abaixo) o discusso de Jobs para os formandos de Stanford, onde ele mesmo conta sua história.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Dicas Android

    Dicas Windows

    Dicas e Tutoriais