Intelly News

Dicas e informações sobre tecnologia e ciência

  • Últimas Notícias

    quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

    ★ Marcos, o engenheiro escolhido pela ciência


    Algoritmo desenvolvido pelo cientista ajuda os robôs a trabalharem mesmo com falhas

    Não fui eu que escolhi a ciência, foi a ciência que me escolheu”, costuma dizer Marcos Todorov quando comenta a jornada de estudante de Engenharia de Telecomunicações na Universidade Católica de Petrópolis a pesquisador e orientador do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), na mesma cidade da região serrana do Rio de Janeiro. E olha que essa jornada está apenas no começo.  Quando entrou para a graduação, em 2000, seguir carreira na pesquisa científica não era o plano inicial de Marcos. Mas ele soube aproveitar as oportunidades e hoje, aos 35 anos, após fazer mestrado, doutorado e pós-doutorado no LNCC, está na equipe de profissionais com dedicação exclusiva do laboratório. 
    Aconselhado por um professor, o jovem estudante começou a frequentar como ouvinte aulas de pós-graduação no Laboratório quando ainda nem tinha se formado na Engenharia. Era puxado, mas valeu a pena. Aos 28 anos, ele já era doutor em Modelagem Computacional. Desde que entrou como iniciante no LNCC, Marcos não saiu mais. E por que sairia? Afinal, trata-se do laboratório que tem o maior computador da América Latina e um dos mais potentes do mundo. Desde 2016, o supercomputador Santos Dumont está à disposição dos cientistas do LNCC e também de pesquisadores externos, que enviam projetos a serem submetidos aos comitês de avaliação.  Imagine 10 mil notebooks de último tipo ligados ao mesmo tempo e você terá uma ideia do que é o supercomputador Santos Dumont, que funciona dia e noite e processa em torno de cem pesquisas de uma vez só em áreas da medicina, como zika e câncer, da biologia, da engenharia, da astronomia e da meteorologia. 
    A chegada do supercomputador a Petrópolis foi um marco na computação de alto desempenho no Brasil e um passo importante no avanço da ciência no país. É tudo grandioso: o SDumont, como é chamado, tem capacidade de realizar 1,1 quatrilhão de operações matemáticas por segundo. Custou R$ 60 milhões e veio da França, onde foi projetado pela empresa Atos Bull. O transporte de 15 toneladas de equipamentos do porto do Rio para Petrópolis, em 2015, mobilizou quatro carretas, que subiram a serra até o laboratório, no bairro Quitandinha.  Para um supercomputador tão poderoso, gastos elevados: a manutenção do SDumont custa cerca de R$ 6 milhões ao ano. Garantir os recursos necessários para a máquina é uma preocupação constante. “Manter o supercomputador e as condições para pesquisa é um desafio a mais”, diz Marcos.  Atualmente, a pesquisa de Marcos está voltada para controle de sistemas dinâmicos sujeitos a falhas e incertezas. Basicamente, busca maneiras de contornar problemas em sistemas de robótica, aeronáutica, redes de comunicação e veículos autônomos. Marcos e outros pesquisadores trabalham no desenvolvimento de um algoritmo que permita que um braço robótico continue a desempenhar suas tarefas mesmo com falha em uma das articulações.
    Os mentores 
    Saber ouvir profissionais mais experientes fez grande diferença na vida de Marcos, quando estudante. Entre esses professores, ele cita Marcelo Dutra Fragoso e Elson Magalhães Toledo, ambos do LNCC; e Oswaldo Luiz do Valle Costa, da USP. Marcelo Dutra Fragoso foi orientador de Marcos no mestrado e no doutorado e é considerado o “mentor número 1” pelo pesquisador.  “É muito importante para o jovem ter alguém que incentive e possa desenvolver o potencial do aluno. Marcos, por exemplo, revelou-se um grande talento, com qualidades para exercer liderança, inclusive internacional. Ele tem iniciativa, curiosidade, uma persistência enorme, rapidez em compreender novas ideias e grande capacidade de formular problemas relevantes com soluções criativas e originais. Quando terminou o doutorado, ele já tinha publicado cinco artigos em periódicos científicos de primeira linha”, elogia o professor Marcelo.  O estímulo à jornada do conhecimento de Marcos, porém, começou muito antes, na infância. Seu pai Pedro Alexandre Todorov foi o seu primeiro grande incentivador. Técnico em contabilidade, Todorov, hoje aposentado, foi funcionário da Petrobras durante 22 anos. Ingressou por concurso, em 1976, começou no setor de Orçamento e depois foi para a área de Planejamento e Controle da Produção, sempre na Refinaria Duque de Caxias (Reduc). Ao lado da mulher, Noemi, Todorov deu prioridade absoluta à educação dos filhos.  “Meu pai sempre esteve muito presente e investiu muito em educação, considero isso um ato de heroísmo. Meu pai e minha mãe eram exigentes, nunca permitiram que a gente tirasse notas baixas. Minha mãe, que é professora, estudava com a gente, tinha muito jeito”, diz Marcos. Além da cobrança nos estudos, Todorov e Noemi estimulavam a curiosidade dos filhos. Livros e revistas sempre fizeram parte do universo da família.

    De aluno a professor
    O trabalho de orientador é outra frente de atuação de Marcos no LNCC. É nessa atividade que ele busca transmitir aos alunos a experiência dos últimos 17 anos. Para o pesquisador, os jovens que estão iniciando uma carreira devem estar abertos ao inesperado. “O jovem às vezes tem o desejo muito forte de perseguir uma coisa e fecha os olhos para as oportunidades. Eu sempre fui muito levado pelas oportunidades”, diz. “Como eu terminei a graduação em Engenharia relativamente cedo, aos 22 anos, senti que tinha condições de, ainda jovem, aproveitar o embalo para já cursar mestrado e doutorado, que concluí aos 28 anos. O LNCC me oferecia as condições ideais para essa empreitada. Optei por fazer diferente de muitas pessoas que, ao terminar a graduação, vão para o mercado de trabalho e só mais tarde buscam a pós-graduação”, conta.  Nos planos para os próximos anos, continuar investindo em produção científica e formação de recursos humanos e, quem sabe, fazer pós-doutorado nos Estados Unidos. A Universidade de Illinois está entre as preferidas.

    Veja fotos do super computador brasileiro:


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Dicas Android

    Dicas Windows

    Dicas e Tutoriais