Intelly News

Dicas e informações sobre tecnologia e ciência

  • Últimas Notícias

    quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

    ★ Truque no Android deixa celular mais rápido e libera memória RAM


    Quer otimizar o celular desligando apps que drenam memória RAM? Tutorial ensina a ver o que está acontecendo em tempo real no smartphone.

    Os celulares Android oferecem gerenciamento dos aplicativos que estão utilizando memória RAM no momento. Caso muitos apps drenem o smartphone, pode acontecer do sistema ficar mais lento ou travando, o que atrapalha a realização de tarefas no dia a dia. No entanto, um truque rápido permite descobrir quais apps estão gastando memória RAM e resolver o problema de forma mais efetiva.  Assim, o telefone pode ficar com funcionamento mais rápido e fluido com poucos toques. Para isso, é necessário ativar o modo de desenvolvedor, com recursos avançados, mas sem precisar de root ou instalar nada extra. Além disso, as configurações do sistema exibem um histórico de consumo e é possível encerrar o que não for utilizado. Descubra como fazer neste tutorial.

    Ver uso de memória RAM em tempo real no Android 
    Passo 1. Para ver esse tipo de consumo instantâneo é necessário ativar o modo de programador no Android. Acesse o menu de "Configurar" e, depois, toque em "Sobre o Dispositivo".


    Passo 2. Agora, pressione diversas vezes, sequencialmente, a opção de "Número da versão". Um indicador de quantos toques faltam para se tornar um desenvolvedor e uma mensagem de sucesso do processo serão exibidos.

    Passo 3. No menu de configuração do Android, o item "Programador" será adicionado. Ative o recurso no chave do topo da tela e, depois, encontre a opção "Em execução".

    Passo 4. Todos os apps e serviços do sistema em execução no exato momento serão mostrados. No topo, há um gráfico com o consumo total de memória RAM pelo sistema, por apps e o espaço livre. Selecione um aplicativo que esteja gastando muita RAM no Android para resolver. Só tenha atenção para não escolher um dos itens importantes no sistema. Em seguida, para interromper o uso, selecione "Parar". O processo será encerrado.


    Passo 5. Na opção "Processos em cache", serão exibidos os apps e serviços que estão consumindo memória RAM em segundo plano ou com arquivos temporários. Note que no topo há um gráfico mostrando a quantidade de memória RAM em uso, em cache e livre. Selecione um dos itens para remover.
    Passo 6. Em seguida, selecione "Parar". Note que o consumo de RAM em cache será reduzido instantaneamente.


    Ver histórico de uso de memória RAM 
    Passo 1. Caso você não queira ativar o modo de desenvolvedor no celular Android, saiba que é possível ver um histórico do uso de memória RAM pelos apps no celular, diferente do uso em tempo real. Isso também pode ajudar a otimizar seu celular, já que permite descobrir em média qual app consome mais do aparelho. Para isso, abra o menu "Configurar" e selecione "Memória".


    Passo 2. Note que, no topo da tela, há um gráfico de uso médio estipulado no período de tempo, que pode ser selecionado entre três horas e um dia. Toque em "Memória usada por apps". Uma lista com os aplicativos e seu consumo total de memória RAM ao longo do tempo será exibida. O período pode ser personalizado entre três horas e um dia. Selecione um dos apps para ver mais informações.


    Passo 3. O resumo mostra ao longo do tempo o uso de memória RAM médio dos apps e o tipo de ação que consome, como notificações ou vídeos. Para encerrar seu uso, toque no menu do topo direito e selecione "Forçar parada".


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Dicas Android

    Dicas Windows

    Dicas e Tutoriais