Intelly News

Dicas e informações sobre tecnologia e ciência

  • Últimas Notícias

    segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

    ★ 5 curiosidades sobre o metaverso

    Você já ouviu falar no metaverso? Essa nova tecnologia é uma versão aprimorada da realidade aumentada (VR), que permite que várias pessoas compartilhem um espaço virtual colaborativo e imersivo. Então, metaverso é o nome da união desses vários mundos virtuais que existem na internet. Bem legal, né? Parece até a sinopse de um filme de ficção científica, mas já é parte da realidade!


    Nesses últimos meses, o metaverso é um assunto que tem ficado cada vez mais popular na internet. Afinal, essa tecnologia pode estar mais próxima de existir do que a gente imaginava. Será que esse é o futuro da internet?


    Metaverso x Realidade Aumentada: qual a diferença? 

    Gente, vale explicar que existe uma diferença importante entre metaverso e realidade aumentada (RA). A tecnologia de RA faz parte do metaverso quando estamos falando de um ambiente virtual que interage com elementos do mundo real. No entanto, nem sempre isso acontece: no metaverso, também existem espaços que são apenas virtuais. Então, essa é uma diferença muito importante, tá?


    O mundo virtual é construído a partir de uma série de tecnologias como a realidade virtual, realidade aumentada ou estendida, realidade mista e holográfica. Vou te contar as diferenças entre elas, olha só:


    realidade virtual: cria um ambiente próprio totalmente novo, ou independente do mundo real;  realidade aumentada ou estendida: quando um ambiente virtual inclui elementos do mundo real;  


    realidade mista: é o nome dado a realidade que mistura a tecnologia virtual e aumentada;  


    realidade holográfica: é uma tecnologia que usa o registro de padrões de luz para recriar um objeto ou uma pessoa em 3D;


    1. Metaverso na área da saúde 

    Com a chegada da internet 5G ao Brasil, a área da telemedicina pode ganhar novos horizontes no futuro. Usando a tecnologia de realidade aumentada no metaverso, a área da saúde pode melhorar o tratamento de muitas pessoas em diversos lugares do mundo.  Por exemplo, em um exame ocular, o médico e o paciente podem usar aparelhos e ferramentas do metaverso para facilitar a chegada ao diagnóstico. Usando essa tecnologia, o oftalmologista pode ter uma visão tridimensional dos olhos do paciente e também usar sensores para coletar sinais vitais.


    Cirurgião usando a tecnologia HoloLens da Microsoft durante treinamento (Imagem: Reprodução/Microsoft)


    Além disso, o campo das cirurgias também pode se beneficiar bastante. Hoje em dia, a realidade virtual já é utilizada em cirurgias robóticas. Então, em um futuro não tão distante, é possível que os cirurgiões possam usar headsets (capacetes de realidade aumentada) para realizar procedimentos com mais detalhes não só da área operada, mas também embaixo da pele e do sistema cardiovascular.  


    2. Imóveis virtuais começam a ficar em alta 

    O mercado imobiliário também está mudando com o metaverso. Com os recentes anúncios da empresa Meta (antigo Facebook.inc) investindo na criação de um universo virtual que integre todos os seus serviços, várias empresas como a Microsoft, Nike, Qualcomm, Disney e outras companhias gigantes já demonstraram interesse em serem soluções nesse mundo virtual.


    Terrenos são vendidos à preços milionários no Decentraland


    Assim, várias pessoas podem criar seus avatares e participar desse universo online coletivo. Esses "imóveis virtuais" estão sendo vendidos por valores milionários na internet. Recentemente, um terreno no mundo online Decentraland foi vendido por US$ 2,4 milhões (R$ 13,5 milhões). Então, essa é outra tendência que está surgindo com a chegada do metaverso.  





    3. Já existem lojas de verdade no metaverso 

    Já imaginou fazer compras online em uma loja de verdade no Metaverso? A Lacta, por exemplo, já lançou uma loja que usa a tecnologia de realidade virtual para inserir os clientes no metaverso. A ideia é que todos possam fazer compras online através espaço virtual Lacta. Desenvolvido em parceria com a plataforma ByondXR, o espaço permite que você entre em uma loja virtual com temática natalina e interaja com vários produtos.


    Loja virtual da Lacta no Metaverso já está disponível online


    4. O futuro dos videogames 

    Tecnologias como a NVIDIA Omniverse também podem revolucionar o mercado dos games nos próximos anos. Essa plataforma funciona como se fosse um "mundo paralelo" que se conecta com a realidade, permitindo que desenvolvedores e pessoas comuns experimentem ambientes virtuais que se parecem e se comportam exatamente como no mundo real. Então, isso pode ser muito interessante para o desenvolvimento de jogos!




    5. Profissões estão em alta no metaverso 

    Com o metaverso cada vez mais em alta, várias profissões da área de tecnologia podem começar a ter uma maior procura como programadores, designers, desenvolvedores de ecossistema e até mesmo profissionais de cibersegurança. Além disso, o metaverso também abre oportunidades para novos cargos e profissões no futuro.


    Cibersegurança será uma tendência com a chegada do Metaverso


    Essas são algumas curiosidades sobre o impacto da chegada do metaverso. O que mais será que está vindo por aí? Gostou dessa matéria? Compartilhe essas curiosidades com seus amigos!


    Via: Canaltech

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Dicas Android

    Dicas Windows

    Dicas e Tutoriais