Intelly News

Dicas e informações sobre tecnologia e ciência

  • Últimas Notícias

    sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

    ★ Como usar a tecnologia para voltar às aulas mais produtivo

     

    Será que a tecnologia pode te ajudar a ter uma volta às aulas mais produtiva? Afinal, retomar o ritmo dos estudos, às vezes não é uma tarefa fácil, né? Por isso, hoje eu separei algumas dicas! Se você está se preparando para um novo ano escolar, os vestibulares ou até mesmo um novo semestre na faculdade, existem alguns aplicativos que podem te ajudar a se planejar e se organizar melhor.


    Quer descobrir quais são? Dá só uma olhadinha nessa matéria!  


    1. Mais momentos de concentração 

    Se concentrar estudando pode ser desafiador, né? Chegam várias notificações no celular e, em casa também surgem outras responsabilidades, então às vezes é difícil dedicar algumas horas somente ao estudo. Nesse caso, o aplicativo Focus To-Do (Android | iOS) pode ser uma ótima solução! Esse é um aplicativo inspirado na técnica de concentração Pomodoro, ela consiste em dividir períodos concentrados de 25 minutos e pequenos intervalos de 5 minutos. Desse jeito, usando o aplicativo você pode gerenciar melhor seu tempo de estudo e fazer pequenas pausas cronometradas para descansar ou fazer outras tarefas. Bem legal, né


    Experimente fazer um exercício de concentração com Pomodoro


    O aplicativo também tem opções como “Modo Foco” que pausa suas notificações temporariamente. Ah! E nele você pode listar suas tarefas e definir prioridades para cada uma delas. Assim, a ideia é que seu celular te ajude a se concentrar melhor nas atividades. Já imaginou resolver várias coisas em 1 horinha? Vale a pena experimentar!  


    2. Salve sites e pesquisas importantes 


    Durante os estudos é natural fazer várias pesquisas na internet, ler livros em PDF e acessar sites importantes. Afinal, muita gente costuma usar o notebook ou celular como uma ferramenta de pesquisa nessas horas. Por isso, eu trouxe algumas dicas:


    Pastas e Favoritos: na maioria dos navegadores você pode criar pastas e salvar seus sites na barra de favoritos. Assim, você pode deixar todos os seus conteúdos a poucos cliques de distância;  

    Crie uma lista de leitura: você pode organizar uma lista de leitura com sites e pesquisas importantes que você precisa ler ou já está lendo no Google Chrome;  

    Continue da onde você parou: os navegadores tem uma função que mantêm suas guias guardadas para próxima sessão. Essa opção fica ali na parte de “Inicialização” e se chama “Continuar de onde você parou” ou “Abertas da sessão anterior”. Ah! E essa função também está disponível em navegadores como Google Chrome, Microsoft Edge e Firefox, tá?


    Criar uma lista de leitura no Google Chrome é uma maneira de organizar seus sites


    Com essas dicas você pode dar mais continuidade aos seus estudos, acessando sites e links com facilidade!


    3. Crie slides e apresentações rapidamente 

    Precisa criar apresentações para um trabalho ou seminário? Sabia que hoje em dia existem várias alternativas gratuitas ao PowerPoint? Uma delas é o Canva (Android | iOS | Web) nesse app você pode criar imagens, vídeos e apresentações com muita facilidade. Ele oferece até mesmo vários "templates" (temas prontos) gratuitos que você pode editar, formatar e personalizar do seu jeitinho. Esse é um aplicativo bem completo, vale a pena conferir!


    Você pode aproveitar vários temas gratuitos no Canva


    4. Veja suas tarefas com mais clareza 

    Você costuma usar apps de calendário? Nesses apps, todos os eventos ficam vinculados ao seu email e você pode configurar notificações dos seus compromissos. Por isso, além dos calendários nativos dos celulares, também trouxe o aplicativo Calendars (Android | iOS) que sincroniza todos os seus calendários, separa os compromissos por cores e oferece espaço para mais detalhes.


    Seus compromissos ficam mais organizados em Calendars


    Assim, dá para ver com mais clareza os prazos e datas de entrega dos estudos. Só não se esqueça de marcar também seus dias de descanso, tá?  


    5. Organize e acompanhe suas leituras 

    Tem muita coisa para ler essa semana? Com o app Cabeceira (Android | iOS) você pode marcar todos os livros que está lendo e acompanhar o progresso das suas leituras. Além disso, o aplicativo também calcula em quanto tempo você consegue terminar aquele livro com base no seu ritmo de leitura. Bem legal, né?


    Acompanhe as leituras no seu ritmo


    Com esses aplicativos fica mais fácil se organizar e retomar seu ritmo de estudos. Gostou dessas dicas? Compartilhe essa matéria com seus amigos!


    Fonte: Canaltech

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Dicas Android

    Dicas Windows

    Dicas e Tutoriais