Intelly News

Dicas e informações sobre tecnologia e ciência

  • Últimas Notícias

    sexta-feira, 1 de abril de 2022

    ★ Estes são os golpes mais comuns no WhatsApp; veja como se proteger

     

    A popularidade do WhatsApp é enorme tanto no Brasil quanto no mundo, e essa fama também o torna um alvo muito visado por criminosos virtuais, que enxergam nos usuários do aplicativo formas de propagar suas campanhas maliciosas e adquirirem lucros ou informações pessoais dos alvos.


    Segundo a firma de segurança ESET, os criminosos vêm utilizando abordagens bem elaboradas para fazer vítimas no WhatsApp. A empresa compartilhou com o Canaltech os principais padrões de operação dos golpistas no mensageiro, e detalhamos eles a seguir junto de dicas para usuários poderem se proteger dessas ameaças. Confira:  


    O golpe do WhatsApp do conhecido pedindo de dinheiro


    Segundo a ESET, essa é a abordagem vista com mais frequência, provavelmente por trazer retornos mais rápidos aos criminosos. Primeiro, os criminosos têm acesso a informações do perfil e lista de contatos da vítima inicial, em seguida criam um WhatsApp com a mesma foto de perfil da vítima e começam a falar com os contatos via chat para pedir dinheiro.


    Em geral, a desculpa usada pelos criminosos costuma ser muito similar, informam que precisam transferir dinheiro para uma pessoa, mas que não podem já que estão com problema no banco, no limite de transferência diária ou que sofreram algum tipo de bloqueio na conta. Os criminosos costumam pedir que a pessoa contatada transfira o dinheiro para um terceiro e informam que ela será ressarcida no dia seguinte.  Como os criminosos usam um vocabulário muito amistoso e, algumas vezes, até falam da forma como a vítima falaria, as pessoas contatadas acabam fazendo transferências em dinheiro para a conta dos criminosos acreditando na história contada - trazendo graves prejuízos, tanto financeiros como de privacidade, em alguns casos.


    Golpe do suposto contato de empresa


    Exemplo de golpe do WhatsApp em que o criminoso oferece emprego para a vítima. (Imagem: Divulgação/AllowMe)


    Outro método utilizado por criminosos é o de tentarem se passar por empresas para enganar suas vítimas - com o exemplo mais recente buscando beneficiários do INSS.  Dentre essa abordagem, os criminosos criam perfis falsos de grandes lojas online, órgãos do governo, empresas de venda direta de produtos e diversas outras, e entram em contato com as vítimas para obtenção de informações pessoais, solicitar transferência de recursos financeiros para regularizar supostas pendências dos alvos ou mesmo oferecendo oportunidades de emprego para os alvos.


    Sequestro da conta de WhatsApp 


    O terceiro golpe mais comum no WhatsApp, o sequestro da conta no mensageiro, é também o primeiro passo do golpe do empréstimo de dinheiro citado acima.  Normalmente, um alvo da tentativa de sequestro da conta pode ser abordada de diversas formas, com as mais comuns são via telefone ou WhatsApp, nas quais os criminosos contam alguma história para convencer a vítima a fornecer um código que será recebido via SMS. Em posse desse código enviado via mensagem de texto, os golpistas conseguem registrar o WhatsApp da vítima em outro aparelho e, assim, utilizar o perfil para golpes.


    As desculpas utilizados pelos criminosos para justificar o compartilhamento das senhas são variadas, com duas das mais comuns sendo as seguintes:  


    * Os criminosos dizem ser de uma grande loja de eletrônicos e oferecem um desconto de 80% em um de seus produtos. Para ser elegível a esse desconto, o cliente deve informar o suposto “código promocional” que deve receber via SMS. O código é na verdade a chave de ativação do WhatsApp. 


    * Uma abordagem que ficou muito famosa antes da pandemia foi a do convite para uma festa. A abordagem ocorria via telefone ou mensagem e informava que a vítima teria sido presenteada com dois ingressos para uma festa e que para confirmar a presença seria necessário informar o código recebido que claro, nada tinha a ver com festa alguma.


    Roubos via softwares 


    Mesmo com as abordagens citadas acima sendo preocupantes, a ESET acredita que a utilização de softwares maliciosos é a mais arriscada para os usuários.  Esse tipo de golpe consiste no desenvolvimento ou alterações de aplicativos já existentes para servirem aos propósitos dos criminosos, que então podem realizar ações como:


    * Transferir arquivos da galeria de imagens ou de documentos salvos para locais na internet;

    * Monitorar tudo que é digitado; 

    * Fornecer a localização do GPS em tempo real; 

    * Permitir controle remoto do dispositivo; 

    * Redirecionar todos os SMSs recebidos; 

    * Instalar e remover aplicativos.


    Em geral, os criminosos utilizam nomes de apps famosos no momento ou apps que forneçam recursos adicionais para aplicativos já existentes, mas sempre baixados por fora de lojas de aplicativos oficiais.


    Como se proteger dos golpes do WhatsApp


    É importante saber como se proteger de possíveis golpes do WhatsApp.


    Mesmo sabendo que boa parte das abordagens usadas por criminosos não seja identificável por softwares de proteção, a ESET afirma ser possível tomar medidas que tornem o uso do WhatsApp mais seguro, principalmente seguindo as dicas a seguir:


    Entenda os golpes: uma das formas mais eficientes de não ser vítima de um golpe é saber de sua existência. Mesmo que não seja possível conhecer todos os golpes em circulação no momento, pesquisar sobre eles fará com que você possa perceber similaridades nas técnicas utilizadas pelos criminosos e, consequentemente, auxiliará a evitar golpes futuros;


    Valide informações com a fonte: se um amigo próximo, parente ou empresa entrar em contato com você lhe pedindo que realize um pagamento, transferência ou que faça algum tipo de procedimento, desconfie. Caso seja um amigo, entre em contato com ele, se possível por telefone ou chamada de vídeo, para se certificar de que se trata de seu amigo ou familiar lhe pedindo ajuda. Caso a pessoa que lhe contata afirme ser uma empresa, valide no site oficial ou em telefones de contato cadastrados nesse site se a informação passada é realmente verdadeira;


    Não utilize nada que seja baixado através fontes não oficiais: baixar softwares e aplicativos de fontes não oficiais expõe usuários e dispositivos a um grau de risco elevado e muitas vezes desnecessário. Como citado anteriormente, tais softwares podem trazer sérios danos a seus usuários; no caso do exemplo, pode impedir que a conta do usuário acesse o WhatsApp;


    Nunca forneça nenhum código de verificação: caso alguém solicite quaisquer números recebidos em seu aparelho, não os forneça. Nenhuma empresa séria contata seus clientes/usuários desta forma, tampouco precisa de códigos de verificação. Quaisquer solicitações de códigos de validação feitas por telefone, SMS ou mensagens instantâneas são golpes;


    Utilize softwares de proteção: algumas das técnicas utilizadas por criminosos consistem em executar códigos maliciosos no dispositivo enquanto a vítima navega por sites aparentemente normais. Para impedir que estas ameaças silenciosas comprometam o dispositivo, é necessário ter uma solução de proteção instalada, atualizada e devidamente configurada para bloquear ameaças.


    Quer ter mais segurança no uso de seu smartphone e seus computadores? Conte com as soluções da Intelly. Entre em contato com nossos especialistas, temos todas as soluções!


    (64) 9-8145-1795

    www.intellysolucoes.com




    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Dicas Android

    Dicas Windows

    Dicas e Tutoriais