Intelly News

Dicas e informações sobre tecnologia e ciência

  • Últimas Notícias

    sexta-feira, 1 de abril de 2022

    ★ Intel pode ter revelado primeiros detalhes da Arc A780 para desktops

    Em vídeo dedicado a apresentar o novo programa de drivers Arc Control, a Intel pode ter deixado escapar os primeiros detalhes da Arc A780, esperada como a placa de vídeo topo de linha da empresa para desktops. Além das frequências da GPU, bastante elevadas, os dados indicam as velocidades das memórias e o consumo, sugerindo que a novidade deve entregar alta eficiência.


    Intel pode ter revelado detalhes da Arc A780 


    Durante o lançamento da família Arc, uma das novidades anunciadas pelo Intel foi o Arc Control, software aos moldes dos rivais GeForce Experience e Radeon Software destinado a gerenciar os drivers e os recursos das placas gamer da companhia. Sem login obrigatório, a solução emprega otimização automática de games, recursos de IA para videochamadas e streaming, e função dedicada a aplicar overclock nas GPUs.


    Com a exibição desse último recurso, a Intel mostrou números curiosos para as frequências da GPU, memória e consumo, acima do que havia sido anunciado para os notebooks. A placa em questão atingiu clocks elevados de 2.250 MHz, memórias de 17,5 Gbps e consumo de 175 W — em comparação, a Arc A770M, topo de linha para notebooks equipada com o mesmo chip, apresenta clock base de 1.650 MHz, memórias de 16 Gbps e consumo máximo de 150 W.

    As supostas especificações da Arc A780 foram vistas no próprio vídeo de apresentação do Intel Arc Control 

    Os números poderiam ser resultado de overclocking, mas acredita-se que funções como o overclock das memórias não devem estar disponíveis para as variantes de notebooks. Outros dois pontos interessantes são a eficiência e a potência: considerando os clocks e a contagem de núcleos, que atinge os 4.096, a Arc A780 atingiria os 18,4 TFLOPs.  O número de TFLOPs não é exatamente preciso para indicar a potência de uma placa ou para compará-la diretamente com concorrentes, mas atua como uma bússola para sugerir a capacidade da GPU de realizar cálculos. Com esses números, a solução estaria ligeiramente abaixo da Nvidia GeForce RTX 3070 Ti, que entrega até 21,7 TFLOPs — justamente o posicionamento que a Intel estaria buscando, segundo os rumores. 

    Slides vazados já indicavam que o modelo topo de linha da família Intel Arc para desktops contaria com consumo entre 175 W e 225 W


    A Arc A780 se destacaria ainda pela eficiência, entregando 18% menos poder computacional frente à RTX 3070 Ti, mas consumindo 40% menos energia, considerando que o consumo base estabelecido pela Nvidia é de 290 W. Vale destacar que não é possível dizer se os números consideram as memórias, mas vazamentos de um slide da empresa indicavam que o plano era manter o limite de consumo do modelo topo de linha em 225 W, valor ainda significativamente baixo perto da rival.  


    Linha Arc para desktops estreia no meio do ano 


    Após inúmeros teasers, a Intel estreou no mercado de GPUs com a família Arc nesta semana, começando pelos notebooks. De maneira muito parecida aos processadores da marca, a linha será dividida em três séries: Arc 7 para placas entusiastas, Arc 5 para modelos intermediários e Arc 3 para soluções de entrada. Os primeiros lançamentos, a Arc A350M e a Arc A370M, integram a série Arc 3 e estarão presentes em notebooks da ASUS, Acer, Dell, Samsung e outras.




    Tanto os modelos mais avançados quanto as variantes para desktop serão lançadas "no início do verão norte-americano", prazo que cai em junho. Ainda assim, a gigante de Santa Clara já deu uma amostra do que podemos esperar ao revelar o visual das placas de referência, a serem lançadas em edição especial. A empresa apostou em uma aparência mais sóbria, em preto e prata, com duas ventoinhas para refrigeração e um backplate preto com o logo da linha Arc.  


    Fonte: 3DCenter.org, VideoCardz


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Dicas Android

    Dicas Windows

    Dicas e Tutoriais