Intelly News

Dicas e informações sobre tecnologia e ciência

  • Últimas Notícias

    quarta-feira, 12 de outubro de 2022

    ★ SBT, Record e TV Cultura sofrem ataques de hackers

     

    Programação ao vivo precisou ser suspensa; nenhum suspeito foi identificado


    As emissoras Record TV, SBT e TV Cultura foram vítimas neste sábado (08) de ataques hacker, o que impediu a transmissão de suas programções ao vivo. As informações são da coluna Leo Dias.  Um vírus foi detectado nos sistemas das emissoras, e há a suspeita de que um "ransomware" - vírus que captura dados criptografados - tenha sido instalado. As empresas exibiram apenas programas gravados, e a previsão era de normalização em 48 horas. Ainda não há suspeitos identificados, mas a suspeita é que os mesmos criminosos tenham feito os três ataques. O grupo hacker está cobrando R$ 25 milhões para evitar vazamento de dados, no entanto, fontes ligadas ao grupo televisivo confirmam que dados já começaram à ser vazados. Segundo os responsáveis pela infraestrutura do grupo, "praticamente todos os arquivos de vídeos e documentos da Record se encontram criptografamos e sem possibilidades de uso até que seja pago o resgate, todos estão desesperados"


    O grupo hacker que atacou a Record TV também é conhecido por fazer tripla extorsão. Além de roubar os dados, exigir pagamento e ameaçar vazar as informações, eles prometem um ataque DDoS caso a vítima não pague.


    “Tivemos tempo para estudar toda a sua infraestrutura de TI e vocês não serão capazes de parar o ataque.” dizem eles em uma mensagem deixada nos sistemas da emissora. “começamos a procurar os clientes certos para seus dados na darknet”, acrescentaram.  O grupo posta em vários fóruns russos desde 2021. Suas postagens contêm anúncios e apresentações alegando “uma nova geração de ransomware”. Eles também se gabam de ter um código totalmente novo com arquitetura descentralizada.


    O Grupo teve que suspender a transmissão de programas ao vivo, exibindo programas gravados para lidar com a situação.  A emissora perdeu o acesso a anos de e-mails, além de perder o acesso a anos de conteúdo em vídeo.  Segundo relatos, o acervo da Record, contendo gravações de programas, foram sequestrados pelos hackers.  Enquanto não se pronuncia sobre o assunto, a emissora acionou a polícia e especialistas de segurança para lidar com o caso.


    E sua empresa, certeza que está segura? Caso tenha dúvidas procure agora mesmo a consultoria Intelly Soluções e evite o pior! 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Dicas Android

    Dicas Windows

    Dicas e Tutoriais